domingo, 21 de setembro de 2014

A Física explica a Miopia

O olho possui uma lente, o cristalino, que faz convergir os raios de luz de forma a que a imagem se forme na retina. Esta imagem é real, invertida e menor que o objeto. O cristalino tem a capacidade de mudar de forma, para que os objetos estejam sempre focados, quer estes estejam próximos ou afastados. A esta capacidade de o cristalino se adaptar chamamos de poder de acomodação.

 Nosso olho funciona de forma muito semelhante às câmeras fotográficas analógicas (Não digitais). O cristalino pode ser comparado a lente focal,  assim como a retina pode ser comparada ao filme onde é formada a imagem. Vejamos a seguir:







A Miopia é a dificuldade em ver objetos que se encontrem longe de nós. Quem sofre de Miopia vê os objetos que se encontram afastados muito desfocados pois a imagem forma-se antes da retina.
A Miopia resulta da incapacidade do cristalino de se tornar menos convergente (menos curvo). O problema é corrigido com lentes divergentes (côncavas):





 







 Já a Hipermetropia consiste na formação da imagem depois da retina, uma vez que os raios luminosos convergem menos do que deveriam. Sendo assim, a correção é feita com a utilização de lentes convergentes. Vejamos: 











sábado, 20 de setembro de 2014

Visão Saudável










Ter uma visão saudável auxilia a prática de esportes, os estudos dentro de uma sala de aula, além de possibilitar diversas interações sociais. Uma visão defeituosa pode acarretar problemas no trabalho, na escola, no transito, etc. Por isso é muito importante realizar pelo menos uma visita anual a um especialista óptico. Ele fornecerá todas as informações e indicações necessárias para que você tenha os cuidados especiais que seus olhos exigem.

Visão saudável significa usar óculos com o grau correto. Significa saber como proteger seus olhos do ofuscamento, dos raios UV, dos riscos de atividades extremas. Significa compreender como o estilo de vida, a dieta e os hábitos pessoais podem afetar a sua visão - agora e no futuro.

Significa viver melhor e enxergar o mundo da melhor forma possível.

Correções da miopia 

 A correção da miopia poderá ser efetuada pelo uso de lentes divergentes, também chamadas de negativas, na forma de óculos ou ainda, para aqueles que não gostam de óculos ou praticam esportes, na forma de lentes de contato.

Outra forma de correção é a através de cirurgias que são realizadas por meio de diferentes técnicas aplicadas: Lasik; Lasek; PRK; Artisan; CK, Anéis Intracorneais e Implantes de Lentes Intraoculares Fácicas. Apesar de muito segura para a maioria dos casos, traz alguns riscos que devem ser levados em conta pelo candidato à cirurgia refrativa (a cirurgia para correção da miopia).              




Cirurgia refrativa para a correção da miopia.








Como ocorre a miopia?

A Miopia é o distúrbio visual que acarreta uma focalização da imagem antes desta chegar à retina. Uma pessoa míope consegue ver objetos próximos com nitidez, mas os distantes são visualizados como se estivessem embaçados (desfocados).

Vejamos a comparação da visão com miopia (à esquerda) com a visão normal (à direita):


                                                                     
Para uma visão mais apurada, o ponto focal dos raios luminosos deve convergir para a retina. No caso da miopia, o ponto focal é formado antes, o que pode ser causado pelo excesso de curvatura da córnea, ou pelo excessivo alongamento do globo ocular. 
 
Abaixo vemos a formação da imagem em um olho com visão normal e em um com miopia.
 

No olho com miopia a imagem (ponto amarelo) se forma antes da retina