domingo, 21 de setembro de 2014

A Física explica a Miopia

O olho possui uma lente, o cristalino, que faz convergir os raios de luz de forma a que a imagem se forme na retina. Esta imagem é real, invertida e menor que o objeto. O cristalino tem a capacidade de mudar de forma, para que os objetos estejam sempre focados, quer estes estejam próximos ou afastados. A esta capacidade de o cristalino se adaptar chamamos de poder de acomodação.

 Nosso olho funciona de forma muito semelhante às câmeras fotográficas analógicas (Não digitais). O cristalino pode ser comparado a lente focal,  assim como a retina pode ser comparada ao filme onde é formada a imagem. Vejamos a seguir:







A Miopia é a dificuldade em ver objetos que se encontrem longe de nós. Quem sofre de Miopia vê os objetos que se encontram afastados muito desfocados pois a imagem forma-se antes da retina.
A Miopia resulta da incapacidade do cristalino de se tornar menos convergente (menos curvo). O problema é corrigido com lentes divergentes (côncavas):





 







 Já a Hipermetropia consiste na formação da imagem depois da retina, uma vez que os raios luminosos convergem menos do que deveriam. Sendo assim, a correção é feita com a utilização de lentes convergentes. Vejamos: 











Nenhum comentário:

Postar um comentário